Marina Guimarães de Macedo

Marina Guimarães de Macedo

A30EEEB2-CD34-40AD-9A83-FC3FA04B0C00

Psicologia – CRP 09/3771

  • Psicóloga formada pela PUC-GO
  • Especialista em Gestalt-terapia pelo ITGT
  • Especialista em Neuropsicologia pelo NEPNEURO
  • Possui formação em terapia grupal
  • Atua como psicóloga clínica:

- psicoterapia individual para crianças e adultos

- avaliação neuropsicológica – faixa etária a partir de 5 anos

- psicoterapeuta de grupo para jovens adultos com síndrome de down

  • Membro do grupo de apoio a jovens e adultos com Síndrome de Down e seus familiares “Vem com a gente!”

Contatos

  • Telefone: 62 3101-3100 / 62 99569-1331

Entre em contato:

Tratamentos

“Oi, sou Marina, Psicóloga, especialista Gestalt-terapia, Neuropsicóloga. E formação em atendimento grupal. Realizo atendimentos psicológicos com crianças, adultos, famílias e jovens adultos com Síndrome de Down.

Gestal-terapia foi uma abordagem que me identifiquei desde a faculdade, é uma linha de trabalho que cada vez mais faz sentido no meu caminhar como psicoterapeuta. Reconheço que um processo psicoterapêutico com ênfase na responsabilidade de si mesmo, na experiência individual do momento atual, no aqui-agora, na relação terapêutica, na auto-regulação e ajustamento criativo do cliente. Importante levar em conta o meio ambiente e o contexto social, que constituem o ser de um modo geral. A Gestalt-terapia tem um enfoque clínico no conceito de aqui-agora, fundamental pontuar que a abordagem considera e entende a importância do histórico do cliente. Acredito no conceito no qual refere-se á idéia que apresenta como fenômeno no momento atual do cliente, este deve ser levado em consideração.

Esta abordagem no aqui-agora pretende promover o contato e a awareness, também conceito da teoria. O modo de abordar o aqui e agora expressa-se na relação terapeuta-cliente já que é a relação que está acontecendo no momento da terapia. O

trabalho focado nesta relação sugere ao cliente que tome consciência do aqui-agora e lide com o que emerge desta relação.

Acredito e vivencio em consultório este enfoque no aqui-agora da relação terapeuta-cliente, pois pretende servir de modelo vivencial das experiências do cliente. Creio que toda tomada de consciência acontece desta vivência que afetará a relação do cliente consigo mesmo e de um modo geral, holístico.

Sempre fui e sou fascinada pela inter relação entre cérebro e comportamento humano. Na busca de associar minha vivencia como psicoterapeuta e uma área também da psicologia que fosse mais específica sobre o cérebro, chega para minha vida a neuropsicologia. Se eu já era encantada pelo conhecer Humano, a partir de então como tudo fez mais sentido, como meu olhar como psicoterapeuta, como pessoa humana ampliou para cada um dos clientes que passam pelo meu acompanhamento psicoterapeutico, neuropsicológico ou grupal.

A neuropsicologia tem como principal área de atuação a compreensão de como lesões, malformações, alterações genéticas ou qualquer agravo que afete o sistema nervoso causam déficits em diversas áreas do comportamento e da cognição humana. Neuropsicologia compõe o campo das neurociências com ênfase na neurociência cognitiva.

A avaliação neuropsicológica investiga quais funções cognitivas estão preservadas e quais funções estão comprometidas, para isso são realizados testes que avaliam o desempenho de habilidades como: atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, processamento de informações, visuoespacial, afeto, habilidades motoras e executivas. É realizada observação do comportamento, relatos da família do cliente e a aplicação de uma bateria de testes neuropsicológicos e outros instrumentos, como baterias e escalas padronizadas para a avaliação das funções cognitivas em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Enfim a avaliação neuropsicológica é o primeiro passo para a reabilitação neurológica e comportamental, pois irá identificaras áreas cognitivas com maior dano e áreas preservadas. A partir disso será elaborado o plano de tratamento e encaminhamento para terapêuticas que possam ser significativas para cada cliente; encaminhamentos para fonoaudióloga, psicopedagoga, psiquiatra, psicoterapeuta, neurologista, neuropediatra da infância e adolescência, geriatra, terapeuta ocupacional, oftalmologista dentre outras.”

Agende sua Consulta e vamos tomar um café!

Agendar